Bem-vindo ao blog da Trupe da Pro-cura!

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO!

FAS-CE PAIAÇO 2015

Fas-ce Paiaço 2015 arte é ar, ciência ė luz: penso, logo palhaço!

Fas-ce Paiaço 2015
arte é ar, ciência ė luz:
penso, logo palhaço!

DESCOLONIZAÇÃO CIVILIZATÓRIA

lemas aprendidos com JoséPacheco e Vitor Pordeus, em 6 anos de arteciência

DEUSAPRENDER!
DEUSOBEDECER!
DEUSAPARECER!

CRIACRIATIVIDADE!
CURICURIOSIDADE!
CURACURATIVIDADE!

RESUMO

O Fas-ce Paiaço 2015 é um experimento de arte e ciência popular, afim de introduzir quem participa dele nas atividades do NARIS (Trupe da Procura e Viramundo) em espaços diversos da cidade.

Para participar do Fas-ce Paiaço, eu preciso:

1- Ler atentamente o método proposto e fazer sua inscrição (http://perypatetico.tumblr.com/fascepaiaco2015);

2- No formulário de inscrição, ofertar um “pensamento não perecível”, ou seja, um saber prático e útil à comunidade que possa ser aprendido junto. Essa é a taxa de inscrição no Fasce Paiaço;

3- Abrir uma conta no Tumblr (www.tumblr.com) e seguir Diário de Bordo Coletivo #pery_patetico (http://perypatetico.tumblr.com). Recomendamos que os participantes baixem o app do Tumblr para celular, que facilitará nossa comunicação;

4- Durante as vivências ou mesmo antes, contribuir no #pery_patetico com quaisquer relatos (frases, textos, fotografias, audios, dúvidas) advindos das vivências durante as vivências no Fas-ce Paiaço (http://perypatetico.tumblr.com/submit);

4- Participar das provocações metodológicas que serão propostas a cada vivência por email regularmente durante o ciclo.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CICLO DE OFICINAS E VIVÊNCIAS NAS PRÁTICAS ARTECIENTÍFICAS DO NARIS.

Metodologia- cada link de citação ou foto possui provocações diferentes! Vá clicando e descobrindo mais sobre cada um dos temas:

Arte é ar, ciência é luz! O NARIS ( Núcleo de Artes e Imanências em Saúde da Faculdade de Medicina da UFPA) alegremente anuncia seu sexto ciclo de vivências e experiências introdutórias para seus principais projetos: a Trupe da Procura e o Viramundo.

Temos trabalhado com alegria há 6 anos e hoje nos dividimos em diversos coletivos e frentes de trabalho brincando na fronteira entre saúde, arte, ciência, como diz um de nossos cuidatores:

“Eis a ciência pensa: pensa entre a natureza e a humanidade, entre a arte de ser ciência e a ciência de ser arte.” 

Temos pensado coletivamente desde 2009 e achamos que é tempo de novas sínteses. Queremos repensar nossa arteciência, nossa cidade, nosso teatro. Por isso o desafio coletivo para o qual te convidamos no Fas-ce Paiaço 2015 é o de produzirmos juntos saberes para aliviar a canseira humana e a nossa própria também:

ARTE É AR, CIÊNCIA É LUZ: PENSO, LOGO PALHAÇO!

clique e assista a um video sobre a palhaçaria da Trupe!

clique e assista a um video sobre a palhaçaria da Trupe!

quem somos esses paiaços?

o paiaço que tropeça de graça congraça!

ensina o mestre junio santos: só os poemas e os palhaços são livres, só eles não pertencem a ninguém. são livres porque são pensos e não encaixam em coisa alguma. nem em corpo, nem em pensamento. e penso o pé para o sapato palhaço, penso o pensamento, o que restará de epistemologicamente são senão um amorosamente anarquista ser? um subversivo dos corpos e do que não é corpo. amante de tudo que é torto, este é o médico do poético (ou seja, do que está em criança) que embora não esteja em presente em carne é parte do organismo. somos especialistas nesse sistema fisiológico: poesiologistas!

somos palhaços porque precisamos estetizar a vida para esperançar a nação!

porque e como arte e ciência?

porque: porque Dionísio e Apolo são cirandeiros. porque precisamos de métodos científicos potentes para atuar em nossas comunidades com maior potência e assim cumprir a função galileana (ou seria brechtiana?) de aliviar a eterna canseira da humanidade. porque são tempos sombrios e há que fazer redução de danos no inferno. porque o palhaço é um enigma de violência. para deixar o rei nu.

como:

Preciso provas mais firmes do que uma visão.
O negócio é a peça – que eu usarei
Pra explodir a consciência do rei.

através da universidade popular, da comunidade de aprendizagem. co-criando horizontalmente. não praticando ciência para o povo, praticando ciência com o povo.

Aprenda, homem no asilo!

Aprenda, homem na prisão!

Aprenda, mulher na cozinha!

Aprenda, ancião!

Você tem que assumir o comando!

onde atuamos?

trabalhamos com os mulheres e homens que padecem em hospitais, presídios e manicômios, além das praças públicas, onde está um contingente ainda maior de homens e mulheres a ter seu sofrimento encaminhado a algum órgão público competente e ainda há uma série de homens públicos a decidir sabiamente onde soca-los, se no estômago ou no covil. temos vasta experiência de trabalho como saltimbancos e bobos da corte.

trabalhamos com palhaçaria de hospital:

palhaçaria de hospital

trabalhamos com a rede de saúde mental:

clique para assistir ao video

clique para assistir ao video

trabalhamos com o povo de rua:

clique para ver o video

clique para ver o video

estrutura das atividades e taxa de participação

método #pery_patetico

Clique para acessar nosso diário de bordo coletivo

Clique para acessar nosso diário de bordo coletivo

Este é um exercício de metodologia científica para comunidades (verdade como veritas científico). Usamos arte para transver a razão (arte como desvelo, alethea).

não há processo seletivo e todos são bem-vindos: todo mundo é criativo, curioso e curativo! a taxa de participação é a de uma unidade de pensamento não perecível. Ou seja: compartilhe um saber seu que seja útil à comunidade! Todo mundo sabe alguma e a ideia toda é a de exercitar metodologicamente o escambo: troca de saberes direta para o bem comum.

ENCONTROS

A cada encontro o ritual se dará da seguinte forma:

1o ato: roda de conversa e de cuidado;

2o ato: vivência ou oficina oferecida pelo NARIS para a comunidade;

3o ato: o oficineiro sai do espaço e o coletivo segue a decidir em conjunto como encerrar o mote trabalhado na oficina a partir dos que saberes cada um trouxe. Quais saberes trabalhar serão escolhidos a partir da vontade do grupo, e assim produziremos, à cada encontro, uma polifonia de possibilidades temáticas.

síntese: para estruturar nosso discurso, elaboramos um diário de bordo coletivo

A idéia é que juntos possamos construir um discurso coletivo, com várias visões, práticas e saberes, mas com um mote comum: o bem da comunidade. A isso chamamos Brinquedos de Saúde,  a reunião de pessoas a partir de um jogo potente de alegria, diálogo e cuidado. É esse fenômeno que queremos estudar e o objeto de nosso estudo é justamente o movimento do Fas-ce Paiaço: quais são as potências os saberes artístico e científico têm com a comunidade? 

O diário de bordo coletivo já está aberto e em atividade! Você já pode ir lá perguntar o que quiser e começar a entrar no clima de nossa ciranda! Clique aqui para acessar o #pery_patetico , que é o diário de bordo, baseado no tumblr. Participe do nosso chat sobre o Fas-ce Paiaço, que já está aberto!

Venha construir conosco esse discurso! Traga seu saber, e faremos teatro junto! É na imitação que a humanidade se encontra!

CALENDÁRIO

Faremos encontros semanais, aos sábados, às 18h em espaços públicos diferentes da cidade. À cada encontro um tema provocado pelo espaço. Nosso experimento científico também é um cortejo pela cidade.

A DATA DE INÍCIO DE ATIVIDADES SERÁ LANÇADA AINDA ESSA SEMANA

caso não visualize o formulário para inscrições clique aqui!

FAQ
 
1- O FAS-CE PAIAÇO EMITE CERTIFICADO?
O Certificado será emitido apenas para aqueles que obtiverem 80% de freqüência e realizarem todas as provocações metodológicas relativas aos espaços que participaram.
Todas as vivências são públicas e não será realizada chamada nominal, entretanto as respostas das provocações metodológicas serão usadas para controle da frequência.
 
2- QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR?
Sim, todos são bem-vindos! Todas as vivências são públicas e não será realizada chamada nominal entretanto o certificado será emitido apenas para aqueles que estiverem regularmente inscritos e obtiverem 80% de freqüência e realizarem todas as provocações metodológicas relativas aos espaços que participaram.
 
3- SOBRE A TAXA DE INSCRIÇÃO: O QUE É UM PENSAMENTO NÃO PERECÍVEL?
A taxa de inscrição do Fás-ce Paiaço é um Pensamento Não Perecível: um saber prático, que pode ser um ofício, uma profissão, uma arte, qualquer coisa que possa ser aprendido e desenvolvido junto com a comunidade. Durante as vivências, esses saberes serão compartilhados com a comunidade.
4- FIQUEI MAIS CONFUSO AINDA, E AGORA?
Esse é nosso método: provocar dúvida, e gerar criatividade, curiosidade e curatividade! Entra e sai perguntando, em nosso tumblr, há um espaço voltado para quaisquer dúvidas! Fale com a gente: http://perypatetico.tumblr.com/submit

—————————————-

uma realização

NARIS logonúcleo de artes e imanências em saúde

faculdade de medicina

universidade federal do pará

narisufpa@gmail.com

Anúncios

23 Respostas

  1. Luciana Gonçalves

    Meu filho tem 11 anos e gostaria de saber se ele pode se inscrever.

    16 de setembro de 2012 às 8:48 pm

    • Olá, Luciana!

      Apesar de crianças sempre serem muito bem vindas na Trupe, acreditamos que tanto o teor das oficinas como os riscos relativos ao trabalho na palhaçaria de hospital podem ser um tanto inapropriados para a idade dele.

      Mas certamente ficaríamos felizes em tê-lo frequentando os espaços da Trupe! Talvez você seja a pessoa mais indicada para avaliar se estes serão apropriados ou não para ele.

      Att,

      16 de setembro de 2012 às 11:09 pm

  2. Carol

    Só quem é da área da saúde pode participar da trupe?

    17 de setembro de 2012 às 2:55 pm

    • Não, qualquer pessoa pode se inscrever nas oficinas da Trupe. Na realidade, somos um coletivo que promove a interdisciplinaridade na construção em saúde! Então, convide todo mundo! =O)

      18 de setembro de 2012 às 12:45 am

  3. Bel Passinho

    Já tem os horários das oficinas?

    18 de setembro de 2012 às 1:31 am

    • Já temos sim. Normalmente nossas oficinas são realizadas aos sábados das 18h às 21h, mas com o círio e eleições, teremos algumas adaptações por conta de espaço e afins.

      18 de setembro de 2012 às 10:47 am

  4. Queria uma pequena explicação sobre a pergunta… “E o palhaço, o que é?”

    18 de setembro de 2012 às 10:10 pm

  5. Clara

    Quantos dias irão durar as oficinas?
    Em que local serão realizadas as oficinas?
    Tem que pagar uma taxa?

    19 de setembro de 2012 às 9:55 pm

    • As oficinas serão aos sábados, iniciarão em outubro, terminando no início de dezembro. O local por enquanto será o Colégio Moderno, na Quintino Bocaiúva com a Gentil Bittencourt. Essas informações ainda estão sujeitas a alterações. Confirmaremos todas após o processo de inscrição!

      As oficinas são gratuitas. Mas cuidado, palhaço é bicho pidão!

      19 de setembro de 2012 às 10:34 pm

  6. ANA

    Ainda tem vaga?

    20 de setembro de 2012 às 6:00 pm

  7. Como faço pra entrar na lista de espera ? Eu gostaria de ficar na lista.

    5 de outubro de 2012 às 11:06 pm

    • Tássia,

      Infelizmente as inscrições, tanto para as oficinas como para a lista de espera, encerraram dia 30/09.

      Você pode acompanhar as atividades da Trupe pelo blog e ficar atenta para abertura de inscrições para nosso próximo ciclo de oficinas, em 2013!

      8 de outubro de 2012 às 1:28 pm

  8. olá irmãos… sou Hortência ainda lembram? uma dessas flores de praça. rs
    Pois sim! demorei mas vim… gostaria de um contato.. fico no aguardo!

    16 de outubro de 2012 às 9:15 pm

  9. ah eu e minha amiga lury …abraços Andiroba & Copaíba

    16 de outubro de 2012 às 9:19 pm

  10. Heloisa Almeida

    Amigos nos cohecemos no dia 07/04/2013 no Cordão do Peixe-Boi e fiquei muiro enterresada no trabalho de vocês,gostaria de saber como faço para participar dessa Trupe.

    9 de abril de 2013 às 4:57 pm

    • Olá, Heloisa!

      Olha só, anualmente realizamos o Fas-ce Paiaçu, que é um ciclo de oficinas e vivências em palhaçaria de rua e hospitalar. Lá realizamos a (de)formação dos palhaços e brincantes da Trupe.

      Contudo, nossos ensaios são públicos, sempre abertos à visitação e mesmo à participação. Todos são bem vindos sempre e, se você tiver interesse em aparecer lá e conhecer mais o trabalho, fique à vontade.

      Mande um email para trupedaprocura@hotmail.com e a gente conversa melhor!

      Atenciosamente,

      Vitor Nina
      Diretor Geral da Trupe

      10 de abril de 2013 às 9:39 pm

  11. INGRID

    Quem entra nesse projeto consegue conciliar com o trabalho no horário comercial. Gostaria de saber como é a rotina do grupo.

    ADOREI O PROJETO! S2

    28 de outubro de 2013 às 1:29 pm

    • Nossos ensaios são abertos e todos são sempre bem vindos! Nos encontramos aos sábados, às 18h, em locais que variam.
      Fazemos pesquisa e extensão em Promoção e Restauração da Saúde através da Arte e da Cultura. Nossas frentes de trabalho são o Laboratório de Rua e o Serviço de Palhaço-Terapia no HUJBB.
      Além disso, anualmente, realizamos o Fas-ce Paiaço, um ciclo de oficinas e vivências para formação de palhaço-terapeutas. De fato, para ingressar no serviço que realizamos na Enfemaria Pediátrica, é necessário realizá-lo.
      Mas trabalhamos sob o princípio de que a casa está sempre aberta- venha conhecer o trabalho e entender melhor nossos métodos. Novas cabeças e ideias são sempre bem-vindas.

      8 de novembro de 2013 às 2:24 pm

  12. emanuel moraes

    quanto ao Fas-ce paiaço 2013, quem não recebeu email significa que não foi selecionado ou os emails ainda serão enviados?

    8 de novembro de 2013 às 2:07 pm

    • Não! Apenas atrasamos um pouco o envio dos emails de comprovação de inscrição pois estamos tentando adequar a demanda para que todos possam participar. Infelizmente, isso não foi possível, então enquanto organizamos possibilidades de novas turmas, criamos uma lista de espera

      Você receberá um email ainda hoje ou amanhã com mais informações!

      Desculpe a demora, trabaiar com paiaço dá nisso! =O)

      8 de novembro de 2013 às 2:11 pm

  13. Samuel

    Adorei o trabalho de vocês, espero um dia fazer parte e ajudar pessoas que necessitam.

    22 de outubro de 2015 às 9:09 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s